terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Loucorredores não é só alegria, é também solidariedade !

A alegria do nosso grupo (Loucorredores) é hiper contagiante, é preciso estar nele para saber do que estou falando, é algo indescritível !

Nos reunimos para correr provas de revezamento, festejar aniversários e datas comemorativas, realizar almoços e jantares, e até para tomar café no Pé do Parque depois do treino de domingo no Ibirapuera. Com tanta alegria e disposição, por quê não nos reunir para contribuir com um pouco a quem precisa ?

Na corrida de revezamento do Ayrton Senna Racing Day, arrecadamos materiais de higiene pessoal para doação a um asilo que fica na Vila Mascote, Capital, onde são assistidas 37 senhoras de idade (tem capacidade para 40), a sua maioria não tem familiares ou entes próximos.

A assistência conta com o apoio da SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo – entidade criada em 1660 na França e de doações da sociedade.

Decidimos fazer uma visita e a entrega dos materiais no dia 22 de Dezembro. Por sugestão da Jussara Rocha, incluimos no roteiro do dia uma visita a um hemocentro para doação de sangue, e o Joel Stucchi, Presidente do ICC – Instituto Criança Cidadã – se programou para levar a garotada de uma das unidades de Circo Escola fazer alguns shows e alegrar as senhoras.

Como neste dia muitos dos Loucorredores ainda estavam no "batente", o grupo foi representado por mim, Cristian Vega (famoso e mais conhecido como Xile), Márcia Saraiva, Jussara Rocha, Joel e Cátia Stucchi.

O dia começou com a doação de sangue no Banco de Sangue do Hospital Edmundo Vasconcelos, por fim, só o Xile e Márcia doaram porque eu e a Jussara tivemos que aguardar prazo de 6 meses para fazer a primeira doação pois estivemos em lugares considerados endêmicos.

Cristian Vega (Xile) em pane antes da doação.....

.... e depois desmaiado ao ver sangue !

Márcia Saraiva
Depois da doação de sangue, almoçamos no restaurante de massas chinesas chamado Rong He, pudemos apreciar os guiozas e o tradicional macarrão frito (yakisoba).

As 14h estávamos pontualmente no Asilo junto com a Cátia e Joel Stucchi para entrega dos materiais arrecadados no ASRD e mais um montão de doações do ICC, e a garotada do Circo Escola pronta para entrar em cena.

Cristian, Catia, Joel, Aline, Jussara,
Márcia e Carla (Assistente Social do Asilo).

Cristian, Aline, Catia, Joel, Wan, Jussara e Márcia.

Joel e a garotada do Circo Escola.

Platéia atenta na coreografia da garotada.

A alegria que a garotada proporcionou as senhoras !


Até descobrimos um talento do samba !

No final do dia sentimos a mesma sensação de todo final de prova, satisfação ! Vamos nos engajar nessa “endorfina social” que também traz o bem estar !

Parabéns a todos Loucorredores ! 

sábado, 25 de dezembro de 2010

Fácil, gostoso e impressiona!

Já dizia o Chef Cousteau, “anjo” do ratinho Remy no filme Ratatouille: qualquer um pode cozinhar,  então por quê não experimentar e ousar ?.

As vezes o simples também é gostoso e pode impressionar, duvida ? Fiz um prato na ultima terça feira para receber alguns amigos em casa, Fraldinha com crosta de grãos moídos de pimenta do reino com Risoto de aspargos e queijo Brie.

As cores se contrastavam, amarelo do risoto com verde do aspargo e âmbar da carne, uma pena que o aroma ainda não seja possível passar pelo Blog.



Segue a receita para 4 pessoas

Ingredientes

Fraldinha
- 1 peça de fraldinha de aprox. 1Kg sem gordura;
- 1 colher de sopa de pimenta do reino preta e branca em grão;
- 2 colher de sopa de pimenta rosa em grão;
- 1 colher de sopa de alecrim;
- sal e azeite o quanto baste.

Risoto
- 2 xícaras de arroz arbório ou carnarole;
- 200 ml de vinho branco seco;
- 100 ml de azeite;
- 1/2 cebola picada;
- caldo de frango;
- 200 gr de queijo brie;
- 8 hastes de aspargos;
- sal o quanto baste.

Modo de preparo

Carne
Limpe a carne retirando toda a gordura, salgue os 2 lados e reserve. Moa as pimentas em grão e o alecrim num pilão, espalhe os grãos e alecrim moídos por um lado da carne formando uma crosta e deixe aromatizar durante meia hora. Coloque o azeite numa frigedeira anti aderente, quando tiver quente grelhe primeiramente a parte da carne que não tem a crosta de pimenta por aprox. 6 minutos, sempre em fogo alto até selar a carne, vire e grelhe o outro lado. Retire a carne e corte em 4 pedaços iguais para servir com o Risoto. Use a mesma frigideria para saltear as pontas das hastes do aspargo, adicione um pouco de água para cozinhá-las por dentro e deixá-las crocantes.

Risoto
Lave os aspargos e corte em rodelas de aprox. 1 cm começando pela base da haste deixando a ponta da haste com pelo menos 5 cm para enfeitar o prato. Numa panela refogue a cebola picada no azeite e adicione o arroz, frite um pouco e em seguida o vinho branco refogando um pouco até evaporar o álcool do vinho. Acrescente o caldo de frango cobrindo o arroz, cozinhe o arroz em fogo médio mexendo sempre para o arroz não grudar no fundo da panela, experimente o arroz e quando tiver quase al dente, adicione as rodelinhas de aspargos e o queijo em cubos. O queijo vai derreter e incorporar ao arroz, ajuste o sal e pronto.

Montagem
Num prato de mesa coloque uma porção generosa do risoto, acomode a fraldinha com o lado da crosta de pimenta para cima e enfeite com 2 hastes de aspargos.

Bom apetite !

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

6.200 Corredores e um único desafio !

Se você achou que foi o percurso de Interlagos se enganou !

O verdadeiro desafio foi o intenso calor que castigous os 6.200 atletas na Prova de Revezamento do Ayrton Senna Racing Day realizada no último dia 5 de Dezembro.

Cheguei as 4h para montar a estrutura de apoio junto com o José Luis, técnico de atletismo social do São Paulo Futebol Clube, e sua esposa Sonia, quando o sol começou a raiar lá por volta das 5:30 e já prenunciava o calor que teríamos durante a prova.


A dificuldade do percurso já era sabido, mas o calor pegou todos de surpresa que “fritava”o cérebro de quem se aventurava no asfalto do autódromo. Por volta das 10h, a sensação térmica no asfalto já superava os 40°C, tornando a prova que já era difícil em um grande desafio até para os mais preparados. Muitos corredores passaram a caminhar nas subidas, principalmente na curva do Senna, e não foi diferente para mim também.

Este ano a prova foi realizada em Dezembro, diferente de outros anos que foi realizada em Outubro ou em Novembro, e isso fez uma baita diferença na temperatura.

Inscrevemos 4 equipes de Loucorredores, Dupla, Quarteto e Octeto Masculino e Oceteto Feminino. A mesma equipe Octeto Feminino que subiu ao pódio com a 1ª colocação no ano passado, ficou com a 5ª colocação neste ano com o tempo de 03:56:43, mesmo sob o calor intenso diminuiu o tempo de 3 minutos em relação ao resultado de 2009.

De pé da esq. para a dir., Lucila, Lo, Diana e Jussara.
Agachadas da esq. para dir., Graziela, Beatriz, Rosiane e Andrea.
A dupla formado por José Luis da Silva e Gilberto Magalhães, atletas que treinam com José Luis Marques do São Paulo Futebol Clube, obteve a 1ª colocação da Categoria com o tempo de 02:49:26, foi uma felicidade muito grande para nós Loucorredores.


Da esq. para dir., Gilberto Magalhães, Prof. José Luis Marques e José Luis da Silva.
As equipes de Quarteto e Octeto Masculinas também não fizeram feio com tempos de 03:54:03 e 04:14:43 respectivamente.

Parabéns a todos atletas que mais um ano vestiu a camiseta dos Loucorredores e encarando o calor, que venha a próxima edição de Ayrton Senna Racing Day que estaremos novamente juntos.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Amigos do Privilége

Moramos no atual condomínio há aproximadamente 4 anos e meio, e nos últimos 3 o mesmo grupo de amigos se reune para jantar em Dezembro e comemorar a chegada do final de ano.

Assim como aconteceu nos anos anteriores, este ano também me ofereci para sugerir e executar o menu, não dos deuses mas que pudesse satisfazer os comensais e agradar a todos os paladares, mas sinceramente não sei como eles me suportam, metido a chef realizando as peripécias culinárias, acho que de fato são amigos.

Aonde está Wally (Tânia) ?
 
Donas da pensão
O jantar deste ano aconteceu na ultima sexta feira dia 3. O clima não poderia ser melhor, de muita alegria e descontração. Até brindamo 1 ano de New Man sob a batuta de nosso DJ Lord Tigrão, que caprichou no repertório bastante eclético tocando todos estilos, agradando e desagradando a todos ao mesmo tempo, promoveu muitas risadas.

New Man depois de 1 ano
Lord Tigrão, o DJ
Vasto repertório
Vamos voltar ao menu, este ano resolvi reproduzir algumas comidinhas da revista Prazeres da Mesa, com algumas adaptações é claro. Do menu, ficou faltando a foto do Lombo de abadejo com crosta de nozes e castanha de caju no purê de mandioquinha.

Seguem as fotos abaixo e espero que gostem !

Wrap de Filé Mignon
Shot de Gaspacho Andaluz,
apelidamos de V12 em homenagem ao V8 do New Man
Canoa de mini baguete com moqueca de peixe gratinado
Ragu de linguiça com polenta mole
Medalhão ao molho roti e papas salteadas
Pêras confitadas no vinho branco e especiarias 
com sorvete e frutas vermelhas



terça-feira, 30 de novembro de 2010

Três aniversariantes e um jantar!

O jantar aconteceu em Julho.

Apesar de não ser notícia recente, quis publicar o relato para homenagear as amigas Cyntia Miti (centro da foto) e Claudia Rumi (à direita da foto) que são blogueiras de mão cheia, não deixe de acessar http://chacomarroz.blogspot.com.


Faço uma pequena apresentação de meus amigos na foto abaixo. Da esquerda para à direita, minha esposa Patricia, eu metido à Chef, Lisun (amigo de infância e grande apreciador de vinhos, já mencionado noutro post sobre a Paella), e sua esposa Cyntia (colaboradora do blog Chá com arroz), a mãe dela Dona Lena, atrás está o Vitor Maeda (outro amigo de longa data) e sua esposa Claudia (a blogueira do Chá com arroz).


Aproveitamos as férias do Lisun e familia aqui no Brasil e nos reunimos para matar saudades, comer, beber e cortar o bolo para Amanda (filha do Lisun e Cyntia), Claudia e eu.

Foi uma oportunidade para colocar em prática todo meu aprendizado adquirido através de leituras de revistas e livros de receitas (risos), fiz um menu individual e o charme da decoração ficou por conta da minha esposa Patricia. Decoração de mesa não é coisa para macho como eu, sou de cozinha, rs.


A companhia dos amigos propiciaram este momento ímpar, foi um jantar inesquecível ! Segue abaixo a sequência do menu com as fotos.

Iniciei o menu com Micrumicui de atum sob carpaccio de pupunha com molho asiático.


Em seguida a entrada de Ragu de linguiça com polenta mole.


E como primeiro prato principal, Torre de bacalhau gratinado (a receita encontra-se disponível no blog http://chacomarroz.blogspot.com)


E como segundo prato principal, Ossobuco de vitelo com polenta ao queijo pecorino


Para a sobremesa, a Cyntia e Claudia trouxeram o que há de melhor de patisserie da cidade, bolo Mil folhas do Hotel Sofitel.





Carinho e dedicação à população mais carente !

No último dia 23 tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo ICC, Instituto Criança Cidadã, que fez 11 anos e presidido pelo nosso amigo Joel Stucchi. O Instituto mantém atualmente 9 creches e 3 circos escola, 1 Casa de Cultura e 2 Casas da Solidariedade que juntos atendem cerca de 1750 crianças de 0 a 6 anos, 2750 adolecentes de 12 a 17 anos e 1000 senhoras de população carente. Para manter esta grande operação, o ICC conta com o apoio da PMSP, Cesp, Sabesp e de uma equipe de quase 470 funcionários.

Visitei a Circo Escola Águia de Haia na zona leste, lá me impressionei com a infraestrutura das aulas de circo e das diversas oficinas de Artesanato, Culinária, Corte & Costura, Dança, Capoeira e outras, em atendimento a adolecentes e senhoras de diversos bairros. Esta Circo Escola já formou talentos que hoje estão atuando no mercado e até mesmo pelo mundo como é o caso de gêmeas circenses que se apresentam em diversos países.

Em seguida visitei a Creche Educadora Nanci Ribeiro da Silva, também na Zona Leste já pertinho da Rodovia Ayrton Senna. Esta creche atende cerca de 180 crianças em período integral, a criança é deixada as 7h e é devolvida aos pais as 17h. Constatei que a infraestrutura e o método cognitivo desta creche é de fazer inveja a muitas creches particulares, podem acreditar !

Mas sabe aonde está o grande segredo do sucesso do ICC ? Nos profissionais que nele trabalham ! Pessoas que além de fazer o seu trabalho, se doam de coração, e tive o grande prazer de conhecer algumas delas, a Lúcia (diretora da Águia de Haia), o Mike (assistente administrativo e educador de Informática), o Renault (Educador Social), a  Kátia  (diretora da Creche Educadora Nanci Ribeiro da Silva ) e educadores, todos me recebram muito bem e o cuidado minucioso em explicar todo o trabalho desenvolvido nas unidades.

Fico feliz em saber que apesar do Estado fazer muito pouco, há pessoas com iniciativas que fazem muito !

Parabéns a toda equipe do ICC !

Oficina de Artes

Aulas para crianças de até 4 anos

Oficina de Circo

Aula de Capoeira

Oficina de Costura

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Assim como a primeira Maratona, também teve a primeira Paella !

Definitivamente fazer uma Paella é bem mais fácil que correr uma Maratona, e isso foi há quase 6 anos.

O meu interesse por culinária despertou-se no início dos anos 80, quando eu e meu amigo Lisun fazíamos “bico” em finais de semana como garçons no Restaurante KINKON para reforçar a mesada. Lá tive contatos com ingredientes, tempêros, aromas e alquimias das mãos dos chefes, mas o interesse ficou adormecido por quase 30 anos.

Em 2004, passando férias com a familia na praia de Bombinhas (SC), assisti um programa de televisão onde o chef preparava uma Paella, e novamente aquele interesse se despertou, pensei comigo, como é fácil ! Não foi bem assim, foi difícil. Fiz de alguns amigos meus, minhas “cobaias” para a experiência, na ocasião o azarado era meu amigo Douglas, o mesmo de tão sincero que me disse, a Paella só tem conchas e é duro pra chuchu, é de comer ? Rimos muito. Nem por isso perdemos a amizade, hoje somos como irmãos e até acho que aprendeu a gostar do que eu faço. Outro episódio engraçado foi em 2006 quando reunimos aproximadamente 22 Loucorredores (nosso grupo de corredores) famintos, no início teve uma certa desconfiança, meu grande amigo “Xile”, o Cristian Vega, perguntou se tinha “merrilhone” (mexilhões) na minha Paella, e no final foi necessário fazer 3.

Depois de 6 anos, e muitas Paellas no curriculum, muitas cobaias e dentes quebrados, posso dizer que hoje agrada a todos, pelo menos é o que os amigos dizem.







terça-feira, 23 de novembro de 2010

Buenos Aires, minha primeira Maratona !

Não tem como esquecer a primeira Maratona!
A primeira Maratona é como aquela propaganda de quase 30 anos atrás do garotinho espiando pela janela uma menina se olhando no espelho usando a primeira Valisére, A GENTE NUNCA ESQUECE !!

Máquina de correr ou de pensar ?
É impressionante como os pensamentos se misturavam durante todo o percurso, ora remetidos ao passado da minha infância em Taiwan e depois no Brasil, ora eram os bônus e ônus do trabalho, ora eram os filhos, a familia e os amigos,  mas quase sempre as estratégias em como finalizar bem a prova e no tempo desejado.  

Momentos de emoções
Em 2 momentos me emocionei muito, no quilômetro 15 ao ver um atleta correr até a torcida para abraçar e beijar a esposa e no quilometro 32 chorei por agradecer a Deus de estar lá com saúde e vencendo as dificuldades, neste momento em especial a gente também lembra muito da esposa e dos pais, o quanto meu pai e minha mãe (que já está ao lado Dele) se orgulhariam de mim  mesmo que pudessem achar que é prejudicial correr tanto.

O desejo, o sonho e a realização
No ínicio dos treinos em Julho desejei finalizar abaixo de 4’30”, mas passei a sonhar em menos de 4h no último mês de treino, porém não foi possível realizá-lo.

Será que foi falta de treino ou erro de estratégia ? Corri os primeiros 10K em 1 hora (média de 6’ X 1K), com sobra de fôlego e nenhuma dor, então arrisquei “encaixar” a velocidade para finalizar a prova em 3’55” e mantive os próximos 26 Km na média de 5’22”/Km quando começaram as dores.

Os ajustes de velocidade eram necessários durante o percurso, mas nos últimos 6 quilometros já eram ineficientes pois a musculatura das pernas não respondia aos estimulos cerebrais. Morte cerebral ? Não ! Era mesmo a fadiga muscular, nem a terceira cápusla de Advil engolida às mordidas (achando que faria efeito mais rápido e eficiente) amenizou as dores, ao menos me desviou a atenção para o problema de queimação deixada na boca e garganta pela minha burrice, bem que a Gisele tinha me avisado em não morder a cápsula.

A partir dos 36Km acho que a história já é conhecida, o declínio era total e a média de 5’22” foi substituida por 5’58”, nestes últimos 6 Km eu parei 4 vezes e em todos postos de água e Gatorade para alongar. Finalizei a prova em 4’01”28 !

O treino foi fundamental para o conforto e a recuperação após a prova, na tarde de domingo e na segunda feira ainda tive disposição em “bater” pernas para as compras, não posso esquecer também do santo “Advil”, sachês de sal e hidratações (fiz todas no percurso).

Hoje posso me orgulhar em afirmar com todas letras, fiz uma Maratona ! Mas e quanto as próximas ? Não sei ainda, mas na viagem já discutimos sobre algumas possibilidades. 

Agradecimentos
Agradeço ao meu treinador José Luis Marques que pacientemente me orientou e dirigiu os treinos, ao Cristian e Domingos que foram ótimas companhias na viagem. Quero dedicar a prova a meus pais que mesmo com dificuldades de idioma e financeira conseguiram me formar, meus filhos pelos carinhos dos sorrisos, amigos inseparáveis e principalmente a minha amada esposa Patrícia que durante alguns meses teve que aguentar meus treinos, mais que isso, foram 17 anos de união, muito amor, carinho e companheirismo, aniversário feito no dia antes da Maratona, dia 9 de Outubro.

O que deixou a desejar
A infraestrutura de apoio estava perfeita mas a dispersão e a medalha deixaram a desejar, vide foto abaixo da medalhinha.

Um grande beijo a todos Loucorredores que me inspiraram nesta experiência e parabéns àqueles que já tiveram o gostinho de finalizar os 42.195 metros pois não é uma prova fácil, sem mencionar a dedicação total aos treinos. Parabéns a você Cristian pela persistência e 7ª Maratona, e você Domingos por voar em 3’14” !